domingo, 4 de agosto de 2013

Pashmina? Cachecol? Estola? Echarpe? Lenço ou Xale... O que é, o que é?!

O que é, o que é?

O cachecol é um acessório muito versátil com mil e uma utilidades, cheio de opções de uso, que pode proporcionar um novo visual em cada utilização.

Mas esta peça é chamada e conhecida de diversas formas. O que me despertou a curiosidade, e acabou inspirando este post, foi exatamente isso, os diversos nomes que este acessório de pescoço é conhecido. Esta semana eu estava lendo um livro e o personagem falou em pashmina... E eu parei, "pashmina???? O que é isso???" pelo contexto acabei por deduzir que era um tipo de agasalho usado sobre os ombros... mas fiquei com a pulga atrás da orelha... O que é pashmina?

Então fui em busca da resposta que acalmaria meu cérebro, e causaria uma louca vontade de tricotá-lo imediatamente... mas não antes de publicar estas dicas bem legais, para compartilhar com as amigas e amigos admiradores do acessório mais popular do momento...

Durante as minhas pesquisas achei um post bem legal sobre os tipos de acessórios que enfeitam, embelezam e aquecem, emprestando muito charme ao nosso visual, e que podem ser utilizados todos os dias do ano, adequando o tipo de tecido à época do ano.

O que a gente não sabe, ou nunca se deteve, é que este acessório tão charmoso, tem diversas formas e para cada uma delas existe um nome diferente, as vezes, equivocadamente, sempre chamado de cachecol... E você, sabe o nome da peça que leva consigo?

Então, vamos as definições que encontrei para cada uma das peças que conhecemos.
Claro que vou começar pela tal Pashmina:

Pashmina: É uma manta larga, comprida originalmente muito colorida, e em cores vibrantes. O nome foi emprestado da origem da matéria prima utilizada na confecção da peça: a lã produzida a partir do pelo da cabra criada na região de Caxemira, na Índia. A peça confeccionada na Índia, via de regra é 100% pashmina, sim, uma prima próxima da caxemira, porém, ainda mais fina.

http://forum.urduworld.com/f2856/shawl-collection-438014/
http://www.indicana.com/pashmina-store-c-5

Já o tradicional Cachecol é uma faixa estreita e comprida, normalmente tricotada ou crochetada em lã ou linha, utilizado amarrado com nó de gravata. E sabe porquê? O cachecol é pai da gravata, surgido na roma antiga. Nos dias mais quentes os soldados romanos utilizavam um pano molhado em volta do pescoço para refrescar nos dias mais quentes, da onde surgiu o nosso querido cachecol.

Artefiada Atelier de Tricô
Artefiada Atelier de Tricô


A Estola: É prima-irmã do cachecol, no entanto é uma faixa mais larga, mais retangular, para cobrir e proteger também os ombros. Quando surgiu era fabricada totalmente em pele e vestida nos eventos mais sofisticados, mas acabou ganhando versões mais leves para ser utilizada também em ocasiões mais triviais, sem deixar de ser a grande pedida para os eventos sociais.
http://www.chinchila.com.br/Coelho-Casacos.asp
Artefiada Atelier de Tricô


Artefiada Atelier de Tricô
Echarpe: Produzida em tecidos leves, também tem o formato retangular, uma faixa comprida e larga para ser utilizada com as mais diversas amarrações, já que seu tecido fino permite maleabilidade e macies a peça. quando são mais largas proporcionam maior contraste no visual, quando são mais estreitas emprestam um visual discreto ao look.  
http://raquelemaria.blogspot.com.br/2013/01/a-diferenca-entre-lencoecharpe-e.html


Lenço: O lenço é sempre quadrado, o que já o diferencia facilmente das demais peças. Já no que diz respeito ao tamanho, pode ser pequeno, médio ou grande, e pode ser utilizado das mais diversas formas no corpo todo. Como sobressaia, amarrado na cintura, nos cabelos, nas bolsas... ou até mesmo como blusa!
http://moda.culturamix.com/tendencias/a-forma-certa-de-usar-e-amarrar-lencos-e-echarpes


Xale: O xale é a peça mais antiga de todas essas, do tempo da Vovó, e acredito, que dele surgiram todas as outras variações. O xale é quadrado e utilizado dobrado ao meio, e sua principal característica são as avantajadas franjas em toda a volta. Tecido tradicionalmente conhecido de lã e em crochê, atualmente já se vê muitas variações de tecidos e formas de utilização da peça.
http://tricoecrochereceitas.blogspot.com.br/2010/12/xale-branco-russo.html

As imagens foram pesquisadas na net, e utilizadas aqui para ilustração. 

A Artefiada produz todos esses acessórios em lã! Para fazer sua encomenda acesse a loja virtual.